Vida no Intercâmbio / Por Jana Santos
Publicado em 23 de Agosto de 2021
Se você escolheu a Espanha como destino para o seu intercâmbio, os vistos de estudo de longa duração permitem que os estudantes busquem uma oportunidade de emprego para aplicar para a permissão de trabalho no país.
Diferentemente de outros destinos em que a permissão de trabalho já vem automaticamente no seu visto, na Espanha é necessário ter uma proposta de um empregador primeiro para depois solicitar a permissão e trabalhar legalmente.
O país tem chamado muito a atenção dos intercambistas, já que oferece a possibilidade de residência permanente depois de 3 anos e a aplicação para a cidadania após 2 anos como residente.
Além disso, diferentemente de outros destinos da Europa, a Espanha permite que estudantes levem dependentes. O processo de visto deve acontecer ainda no Brasil, com antecedência mínima de 2 meses.
O turismo é uma das áreas que mais empregam estudantes, por isso é uma ótima opção buscar oportunidades em hotéis, restaurantes, bares e cafés. Entregar currículo pessoalmente para o gerente dos estabelecimentos, principalmente em alta temporada, pode render uma oferta de emprego.
Falar espanhol é importante para as vagas, especialmente se for com atendimento ao público, mas o que muito se vê é o inglês também como um diferencial nas cidades turísticas.
Para quem procura uma oportunidade de já sair do Brasil com uma proposta de trabalho ou já possui conhecimento nos idiomas, áreas como engenharia, TI (tecnologia da informação), serviços marítimos estão sempre em alta e essas e outras você pode checar nos sites abaixo as vagas disponíveis.
Sites:
https://www.milanuncios.com/
https://es.indeed.com/
https://es.talent.com/
https://www.michaelpage.es/
https://www.adecco.es/