Vida no Intercâmbio / Por Jana Santos
Publicado em 28 de Junho de 2021
Se a sua intenção é realizar um intercâmbio o quanto antes, que tal pensar na possibilidade de embarcar para Dubai nos Emirados Árabes?
Isso mesmo, a cidade de Dubai está recebendo estudantes brasileiros e concede a permissão de trabalho para cursos a partir de 3 meses, sem restrição de carga horária.
A solicitação de visto é feita pela escola, após finalizar o seu processo de matrícula e não há necessidade de comprovação financeira, mas, claro, não deixe de se preparar para arcar com as suas despesas no destino.
Embora o inglês não seja o idioma nativo, ele é hoje o mais falado, 85% da população possui origem estrangeira, por isso, as escolas e universidades são em inglês.
Dubai é com certeza uma das cidades que mais cresce economicamente de maneira muito acelerada e oferece oportunidades de empregos ganhando em dólar americano. Não existe uma regra que determine salário mínimo, mas a média é de $10 a $30 por hora e estudantes costumam trabalhar em cafés, lojas e restaurantes.
Outra vantagem do destino é a necessidade de mão de obra, ou seja, sendo um profissional qualificado onde há escassez, é possível mudar o seu visto de estudante para o visto de trabalho com residência a longo prazo no país.
Escolher Dubai para o seu intercâmbio é permitir-se viver em uma cultura completamente diferente, em uma cidade extremamente moderna e super desenvolvida que chama a atenção de turistas de todo o mundo através dos seus pontos turísticos que esbanjam riqueza e modernidade.
Um ponto de atenção é com relação ao clima, o verão de Dubai é longo, quente, seco e com temperaturas elevadas, são 3.500 horas de sol por ano e apenas 25 dias de chuva que acontecem durante o inverno entre os meses de dezembro e março.
Brasileiros que optem por um intercâmbio de curta duração (até 3 meses) ou conhecerem a cidade a turismo não precisam aplicar para visto prévio, e a melhor época para viajar é no período entre novembro e abril, quando as temperaturas costumam ser mais agradáveis.
Durante a pandemia existe a necessidade de apresentar teste de COVID negativo, verifique sempre as regras vigentes no momento da sua viagem.