Vida no Intercâmbio / Por Jana Santos
Publicado em 20 de Setembro de 2021
Malta é um destino que também oferece no visto de estudante a permissão de trabalho, a diferença é que isso ocorre apenas a partir do seu quarto mês na ilha o que acaba afastando alguns intercambistas.
Porém, talvez valha a pena você se planejar financeiramente para ficar um tempo a mais na ilha sem trabalhar e focar no desenvolvimento do seu inglês durante esse período.
Isso porque, existem muitas oportunidades de emprego em Malta para quem está disposto, principalmente no verão. O país está em crise devido à falta de profissionais para trabalhar nas áreas de catering (restaurantes, pubs, cafés…) e para quem não sabe, trabalhar como garçom, por exemplo, concede visto de trabalho em Malta, ou seja, ter um sponsor para o seu visto e continuar no país.
Então a ideia de investir no idioma nos primeiros meses torna essa possibilidade mais real, já que é muito difícil encontrar alguém que não fale inglês, um dos idiomas oficiais da ilha. Além disso, em torno de 20% da população é composta por estrangeiros, fazendo com que o inglês seja a língua mais utilizada para se comunicar e quanto melhor seu nível, melhor o seu salário também.
Embora Malta tenha a menor média salarial que outros países da Europa, o custo de vida também é mais baixo e vale a pena para quem se interessa em viver em um dos menores países do mundo, rodeado pelo mar mediterraneo e praias paradisíacas.
Além de sites, no facebook você pode encontrar vagas disponíveis, já que existem algumas dedicadas apenas para quem procura emprego. Diferentemente de outros países em que a fiscalização não é tão séria, em Malta ela realmente acontece, por isso, não trabalhe sem permissão de trabalho ou passaporte europeu para não ter problemas.
Grupos do facebook:
https://www.facebook.com/groups/tempworkinmalta/
https://www.facebook.com/groups/1406998056179832/
https://www.facebook.com/groups/jobsmalta/
https://www.facebook.com/groups/304449473066600/
https://www.facebook.com/groups/bankofopportunitiesinmalta/
https://www.facebook.com/groups/833970430030951/
https://www.facebook.com/groups/275716105919862/
Os principais empregadores de estudantes estrangeiros são hóteis, restaurantes e baladas, muitos deles colocam cartazes em suas vitrines em busca de trabalhadores, por isso fique de olho.