Vida no Intercâmbio / Por Jana Santos
Publicado em 13 de Agosto de 2021
Na última semana, a Nova Zelândia informou que os vistos que foram aplicados até 10 de agosto de 2020 tiveram os processos automaticamente cancelados e serão todos reembolsados.
Como o país ainda mantém suas fronteiras fechadas, a imigração tomou a decisão de devolver os valores para quem aplicou o visto e estava sem resposta devido às restrições da pandemia que impede a entrada na Nova Zelândia.
Serão quase 50 mil reembolsos para quem estava aguardando, lembrando que a devolução não será para quem já teve o processo concluído, seja com resposta de aprovação ou recusa, uma vez que a taxa paga serve para cobrir os custos de avaliação.
É importante entender também, que a devolução do pagamento ainda pode demorar, uma vez que será gradualmente em lotes. O reembolso será feito no cartão que foi utilizado no momento da aplicação e quem deve entrar em contato para ter mais informações deverá ser o immigration advisor ou agência contratada para aplicação do visto. Se o seu processo foi realizado há mais de 12 meses, você receberá um formulário para atualizar seus dados pessoais e bancários, caso seja necessário.
Há rumores que as escolas na Nova Zelândia voltarão a receber alunos a partir de julho de 2022, mas não é nada oficial, já que os países vão se adaptando conforme a pandemia no mundo e estão sujeitas a atualizações o tempo todo, por isso, é importante checar sempre em fontes oficiais antes de qualquer decisão.
Um dos vistos mais aplicados para o país é o de estudo com permissão de trabalho, que permite os intercambistas exercerem atividades remuneradas por 20h semanais.
Vale lembrar que a Nova Zelândia desde o início esteve entre os países que melhor combateram a covid-19, especialmente no isolamento social rígido que o governo adotou e contou com o apoio de 92% da população.