Vida no Intercâmbio / Por Jana Santos
Publicado em 23 de Março de 2022
A Austrália sempre esteve entre os países mais cobiçados dos estudantes brasileiros que pretendem realizar um programa de intercâmbio, os motivos para escolher este destino são diversos, mas vamos a alguns deles?
Estudo com permissão de trabalho
O intercambista que contratar um programa de intercâmbio a partir de 14 semanas aplica para o visto de estudo com permissão de trabalho de meio período (20 horas semanais), desta forma, é possível conciliar estudo e trabalho para ajudar a se manter no destino, além de ter uma experiência profissional internacional que auxilia também no desenvolvimento do idioma.
Direito a dependentes
Diferentemente de muitos países, a Austrália permite que estudantes do curso de idioma tenham dependentes no seu visto (cônjuge e filhos), ou seja, um casal, casados no papel ou com união estável de pelo menos um ano, consegue embarcar para o país com apenas um deles estudando e o outro como dependente com permissão de trabalho.
Renovação de visto
O seu visto de estudante na Austrália pode ser renovado por mais tempo sem precisar deixar o país. O processo de aplicação é todo online e você deve aplicar antes do seu visto vencer sem a necessidade de retornar ao Brasil. É importante lembrar, que a sua evolução e presença em sala de aula deve ser comprovada.
Cidades para todos os perfis
A Austrália é um país grande com várias opções de cidades, o que ajuda na hora de escolher o melhor destino para o seu intercâmbio de acordo com o seu perfil. É possível embarcar para cidades grandes, pequenas, no interior, com praias, metrópoles…
Um dos maiores salários do mundo
O salário mínimo na Austrália é de AUD 19,84 (dólar australiano) por hora, quase seis vezes mais que no Brasil e um dos maiores do mundo. O intercambista pode ainda ganhar mais de acordo com a sua função e também através das gorjetas.
Oportunidades de imigração
É um dos destinos que mais recebe imigrantes qualificados, já que se trata de um país grande com falta de mão de obra. Além disso, muitos intercambistas iniciam a vida na Austrália através do curso de inglês e vão renovando em outros cursos para se qualificar de acordo com as oportunidades e necessidade de demanda do país.