Vida no Intercâmbio / Por Jana Santos
Publicado em 19 de Novembro de 2021
O país que hoje oferece o menor custo benefício para realizar intercâmbio de idioma é a África do Sul. É possível além de curso de inglês com carga horária normal e intensiva, estudar para exames de proficiência, business e também unir estudo com trabalho voluntário.
A cidade mais escolhida pelos intercambistas é Cape Town, também conhecida como Cidade do Cabo. Embora o país possua 11 idiomas oficiais, o inglês é o idioma falado e ensinado nas escolas e universidades, além de ser utilizado em toda África do Sul na área de negócios e turismo.
As principais escolas de idioma são EC English, LAL, Good Hope e International House, que estão localizadas no centro ou próximo a praia.
Se você busca um destino para estudar e ainda aproveitar a natureza, com montanhas, praias, safáris e esportes radicais, como mergulho com tubarões e bungee jump essa pode ser uma ótima escolha.
Além do mais, os voos para Cape Town e o custo de vida se torna muito atraente para brasileiros, já que a moeda local, o rand é super desvalorizada, fazendo com que você consiga economizar durante a sua estadia.
Não é necessário aplicação de visto para quem irá estudar até 3 meses no país, você recebe a permissão na entrada ao apresentar os documentos do seu curso. Para cursos acima deste período é necessário realizar o processo ainda no Brasil na embaixada correspondente a sua cidade, o índice de recusa é muito baixo.
Caso a sua intenção seja unir estudo e trabalho, só é possível a aplicação para cursos universitários, porém, não é um destino muito recomendado para esta finalidade, uma vez que além do salário ser baixo a taxa de desemprego da África do Sul é alta.
Hoje o mais comum são estudantes e casais embarcando para o país para estudar até 3 meses. As escolas oferecem a possibilidade de ficar hospedado em casa de família ou residências estudantis, que em sua maioria ficam dentro do próprio campus da escola.