Vida no Intercâmbio / Por Jana Santos
Publicado em 23 de Março de 2022
O Canadá está no topo da lista dos destinos mais procurados por brasileiros para realizar um intercâmbio, especialmente as cidades de Toronto e Vancouver.
Toronto e Vancouver possuem algumas particularidades que fazem as pessoas compararem com as cidades brasileiras São Paulo e Rio de Janeiro. Isso porque Toronto é a maior cidade do Canadá, por isso, não para nunca com diversas atrações e além disso, é o centro financeiro do país. Já Vancouver é uma cidade costeira, com o maior e mais movimentado porto do Canadá e também onde abriga belezas naturais incríveis.
Ambas abrigam excelentes escolas, colleges e universidades, o que atrai muitos estudantes que buscam qualidade de ensino. Para aqueles que optam por programas de estudo e trabalho, encontram nessas cidades excelentes oportunidades também.
No Canadá é possível realizar um intercâmbio apenas de estudo, se você for para estudar um idioma, seja ele inglês ou francês, pois a província do Quebec é bilíngue e em Montreal existem escolas que lecionam os dois idiomas. Inclusive, se o seu período de estudo for de até seis meses, é possível permanecer no país com o visto de turismo canandense ou americano (sendo necessário aplicar para o ETA neste segundo caso).
E existe também a possibilidade de um programa de estudo com permissão de trabalho, quando o intercambista já possui um nível de inglês a partir do intermediário, em que é possível estudar cursos técnicos em áreas de demanda no mercado de trabalho canandense em colleges privados, concedendo a permissão do visto de estudante de trabalho part-time durante as aulas e full time nas férias e breaks.
Para quem já possui inglês avançado e um teste de proficiência que comprove seu nível, existem os colleges públicos e universidades, onde o aluno também tem a permissão de trabalho no seu visto e ao final do curso, pode aplicar para continuar no país somente trabalhando por até 3 anos.
Vale ressaltar, que o Canadá é um destino que precisa de imigrantes e por isso incentiva que estudantes internacionais embarquem para o país, se qualifiquem através do estudo e possam se tornar profissionais para uma vaga como residente permanente.