Vida no Intercâmbio / Por Jana Santos
Publicado em 23 de Março de 2022
Uma série de medidas voltadas para atrair estudantes internacionais e movimentar a economia na Austrália depois de quase dois anos com suas fronteiras fechadas, foram anunciadas em coletiva de imprensa pelo primeiro ministro Scott Morrison.
Entre elas a liberação de trabalho por horas ilimitadas para estudantes que vivem no país. Os intercambistas que embarcam para a Austrália com visto de estudante possuem permissão de trabalho, porém de maneira limitada, sendo 20 horas semanais ou 40 horas quinzenais. No entanto, com a necessidade de retomar a economia e ajudar a preencher as muitas vagas em aberto, foi liberado trabalhar sem a limitação de horas até abril, quando a medida será revista.
Outra novidade do governo é que nas próximas semanas, todos os estudantes internacionais que chegarem ao país até o mês de março, terão sua taxa de visto reembolsada. O valor que atualmente é de AUS 630.00 (dólares australianos) será devolvido ao estudante, uma ótima notícia para quem chega precisando pagar aluguel e iniciar a vida no destino.
E se vocês pensam que as notícias param por aí, estão enganados. Além de trabalhar sem limitações de horas e ter sua taxa de aplicação de visto devolvida, os estudantes que já possuem visto aprovado e estavam apenas aguardando as aulas começarem para viajar para a Austrália, não precisam mais aguardar. Isso porque, foi liberado aos intercambistas chegarem no país e já começarem a trabalhar mesmo que ainda não tenha iniciado na escola, com a variante a escassez de mão de obra tem preocupado as autoridades que liberaram algo nunca visto.
Se você é um estudante com visto aprovado e totalmente vacinado, as fronteiras estão abertas, lembrando que é necessário também apresentar além do comprovante de vacinação e formulário de viagem, o teste do COVID-19 PCR negativo realizado até 72 horas antes do voo.
É muito importante, sempre consultar as regras vigentes no momento da sua viagem, já que as exigências podem mudar de acordo com a situação da pandemia e a cidade da sua chegada.
Se você ainda não iniciou o planejamento do seu intercâmbio, mas tem interesse em estudar e trabalhar na Austrália, é necessário adquirir um programa de estudo a partir de 14 semanas e o processo de visto é realizado ainda no Brasil, confira com um de nossos consultores todas as informações e embarque o quanto antes para a terra dos cangurus.