Estudo e Trabalho / Por Cacá Marrafon
Publicado em 22 de Janeiro de 2021
Há meninas que não se arriscam no canteiro de obras justamente por ser um trabalho que exige força e dura muitas horas, mas há outros trabalhos além do de servente de pedreiro para quem acabou de chegar na Austrália: Controlador de tráfego!
Sabe quando há uma obra no meio da pista e tem aquela pessoa segurando o trânsito com uma plaquinha? Ou até mesmo quando estão construindo algum edifício, trocando uma luz do poste e o trânsito precisa ser controlado? No Brasil essa profissão não é tão valorizada, mas pode ter certeza que na Austrália é!
AS PRINCIPAIS TAREFAS DE UM CONTROLADOR DE TRAFEGO SÃO:
- Coordenar e montar a área do controle de trafego;
- Direcionar o tráfego enquanto há algum evento nas ruas e rodovias como canteiro de obras com entrada e saída de caminhões, acidentes, manutenção de postes e das ruas e estradas em geral, auxiliar na saída das escolas, etc.
- Comunicar a situação do tráfego durante o trabalho através do rádio bidirecional com os colegas de trabalho e superiores.
- Auxiliar no tráfego utilizando a placa GO/STOP
COMO ME TORNAR UM TRAFFIC CONTROLLER?
Para entrar nesse ramo em New South Wales, por exemplo, você irá precisar, além do White card que é aceito nacionalmente, mais o blue card. Caso você tenha habilitação de motorista, vale a pena investir um pouco mais e tirar o yellow card (RIISS00055 – Traffic Management Implementer Skill Set) responsável por sinalizar e montar a área que o controlador de tráfego irá operar.
Lembrando que caso você adquira o seu certificado em um estado, você precisará passar por uma reciclagem para conseguir outro certificado para o estado que está se mudando.
Além dos cartões e certificados, em todos os estados é exigido que o controlador de tráfego use os seguintes equipamentos de segurança: camisetas e colete de alta visibilidade, botas com biqueiras de aço, óculos e calça de algodão própria para o trabalho. Em alguns trabalhos, também podem ser exigidos o capacete, protetor de ouvido e o rádio bidirecional. Para os trabalhos noturnos, a roupa é diferente, são exigidos um macacão branco, ou calça e blusa branca com faixas refletivas.
ESSE TRABALHO É PRA MIM?
Assim que as pessoas chegam em outro país, elas começam a se dar conta que talvez não consigam trabalhar na área que trabalhavam no Brasil, e então começam a buscar por trabalhos alternativos.
O controle de tráfego é considerado para alguns um trabalho fácil, já que aparentemente você terá que apenas virar a plaquinha e liberar a passagem dos carros e pedestres, mas na prática não é bem assim. Primeiro, seja honesta com você e responda: qual o seu nível de inglês? Já que é necessário se comunicar através do rádio; Madrugar não é problema para você?, Já que os controladores do tráfego são os primeiros a chegarem e os últimos a saírem; Aguenta trabalhar longas horas em pé embaixo de sol e as vezes chuva leve? Não se esqueça que a única pessoa com quem irá conversar será a pessoa que estará do outro lado do rádio.
Parece assustador falando dessa forma, no começo pode parecer um pouco cansativo, mas com o tempo, você percebe que não é esse “bico papão” todo. Além disso, o salário é um dos mais animadores para quem acabou de chegar!
COMO CONSEGUIR EMPREGO? E O SALÁRIO?
Assim que você conseguir os cartões, e os equipamentos de segurança, comece a procurar nos sites de emprego como “Seek”, “Indeed” e até mesmo nas redes sociais! O Facebook possui diversos grupos sobre a profissão, onde as pessoas dão dicas sobre preços de equipamento, vagas de emprego e ali você também poderá tirar as suas dúvidas. Outra rede social muito usada, são os grupos de Whatsapp de brasileiros que trabalham na área. Ali é compartilhado trabalhos que surgem no último minuto, quando um funcionário não pode ir e a empresa precisa de alguém urgentemente, para aquela semana e até mesmo para aquele dia, então vale a pena acordar mais cedo e checar as mensagens!
Falando em valer a pena, o salário é um dos pontos atrativos dessa profissão. Os valores por hora para iniciante podem variar de AU$25,00 a AU$ 35,00 para trabalhos diurnos e dependendo dos cartões que você possui, quanto maior a qualificação, maior o salário e também maior a chance de ser chamado para trabalhar. Para os trabalhos noturnos, finais de semana e feriados, o valor dobra!
Então se você está chegando na Austrália, ou já está por aqui mas ainda não sabe em que trabalhar e se interessou por esse job, só digo uma coisa: vai atrás dos seus cards e comece a sua carreira no Traffic Control, tenho certeza que vai ser uma ótima experiência para o seu intercâmbio, além disso vai ser ótimo para praticar o inglês!