Estudo e Trabalho / Por Jana Santos
Publicado em 28 de Julho de 2023
Está fechando seu pacote de intercâmbio para a Austrália e mesmo antes de chegar já pensa na renovação do seu visto? Então, vamos explicar direitinho como funciona o processo de renovação de visto no país.
Primeira coisa que é muito importante saber, não existe um tempo limite para um intercambista renovar seu visto de permanência no país, no entanto, é necessário demonstrar que existe uma razão para continuar em território australiano.
O seu visto de estudante na Austrália tem a duração do seu programa de estudos + período de férias, que pode variar de um a três meses. O visto de estudo com permissão de trabalho deve ser a partir de 14 semanas.
Para renovar o seu visto na Austrália, será necessário entrar com o processo on-line no Departamento de Imigração e embora não seja um bicho de sete cabeças, sempre indicamos que seja feito através de uma immigration advisor para minimizar qualquer tipo de risco de visto negado, já que ele saberá a melhor forma de realizar a aplicação.
Os documentos necessários são basicamente os mesmos de quando fez o processo do primeiro visto, pode ser que outros sejam solicitados dependendo do tipo de visto que irá aplicar.
O departamento de imigração costuma levar em conta sua condição financeira, sua frequência nas aulas (que não pode ser menor que 80%) e quanto tem trabalhado. Juntar documentos que comprovem cursos que você já fez no país e locais onde trabalhou também pode aumentar suas chances de aprovação.
O tempo de resposta varia muito, mas se o seu visto vencer durante a análise, o governo envia um documento chamado Bridging Visa, que é um visto temporário para que você continue legalmente no país.
O valor de renovação é o mesmo do primeiro visto AUD 659,10, mas pode variar conforme o tempo do curso e tipo de visto.
É possível renovar em um curso de inglês novamente ou escolher um curso técnico (o famoso VET) ou mesmo se matricular em um curso universitário, de pós-graduação ou MBA. Para ingressar em um VET é necessário ter no mínimo o nível intermediário do idioma e ter concluído o ensino médio. Para a faculdade eles exigem uma nota mínima de um exame de proficiência, como o IELTS, a nota pode variar de acordo com a instituição de ensino, mas no geral é em torno de 5.5, em caso de Pós e MBA é o mesmo critério do inglês + um diploma de graduação.