Vida no Intercâmbio / Por Jana Santos
Publicado em 1 de Outubro de 2021
Sua CNH brasileira é válida na Irlanda durante 1 ano a partir da sua chegada, se acompanhada da Permissão Internacional para Dirigir (PID), que é a tradução da licença brasileira e permite dirigir em outros países sem a necessidade de tirar a carteira de motorista na Irlanda.
Caso o seu visto seja de estudo com permissão de trabalho, ela não pode ser utilizada para trabalhar, para este fim, é necessário fazer o processo da habilitação irlandesa, que consiste em um teste teórico, solicitação da licença provisória e o teste prático de direção.
Vale lembrar que embora você já tenha experiência no Brasil, é necessário se acostumar a dirigir na mão inglesa.
O primeiro passo é a prova teórica, diferente do Brasil em que é exigido um curso, na Irlanda basta adquirir o material (17,99 euros) que conta com mais de 600 questões no site da DTT e agendar a prova quando se sentir preparado. Se você tiver interesse em aplicar para mais de uma categoria, por exemplo, carro e moto, você terá que solicitar um de cada vez.
A prova custa 45 euros, possui 40 questões de múltipla escolha que deve ser realizada em 45 minutos, sendo possível errar apenas cinco questões. Sendo aprovado, a próxima etapa é ir ao oftalmologista para realizar o exame de vista, o valor da consulta para este fim é em torno 30 euros.
Depois você receberá um certificado para aplicar para o learner permit (carteira de aprendiz), o valor a ser pago é de 35 euros e você terá permissão para dirigir na cidade acompanhado de alguém habilitado por pelo menos dois anos e nunca dirigir em rodovias.
Esta licença tem validade de dois anos e serve para treinar para a prova prática que pode ser solicitada após 6 meses da learner permit, você pode praticar com o seu próprio carro, basta colar o adesivo no vidro de trás com a letra L, o que sinaliza aos motoristas que você ainda está na fase prática.
Se você já for habilitado no Brasil, pode pular esta fase direto para a solicitação da carteira definitiva.
Com a carteira de aprendiz, também é obrigatório a contratação de 12 aulas práticas de uma hora cada com um instrutor autorizado, o valor das aulas fica por volta de 400 euros.
O teste prático deve ser agendado com antecedência, pois é bem concorrido, assim que você se sentir apto. O teste custa 85 euros e dura em torno de 30 minutos, o carro para a prática é de sua responsabilidade, ele deve estar em perfeitas condições, com seguro e todos os impostos pagos. Se você não possui carro, é possível alugar com a própria escola de direção ou conversar com o seu instrutor.
Após a aprovação, você deverá se dirigir ao NCT para solicitar sua carteira de motorista que terá validade de 10 anos e pagar a taxa de 55 euros. No primeiro ano, seu carro precisa ter o adesivo com a letra N, que significa que o motorista é iniciante.