Vida no Intercâmbio / Por Jana Santos
Publicado em 22 de Março de 2022
Se você iniciou suas pesquisas de intercâmbio, já deve ter notado a quantidade de escolas de idioma disponíveis. Quando começamos a receber os orçamentos ficamos na dúvida sobre qual escola escolher, por isso, no texto de hoje vamos dar algumas dicas sobre como escolher a melhor escola para o seu intercâmbio.
Converse com o seu consultor
O consultor neste momento é o seu melhor amigo. Seja claro ao compartilhar com ele quais são as suas expectativas com relação à escola. Quais são os itens que para você são negociáveis, quais não são dentro da escola para que ele possa traçar seu perfil e direcionar para a escola que irá atender os seus requisitos.
Outras opiniões
Se você conhecer alguém que já estudou no destino que você tem interesse, vale à pena bater um papo sobre a experiência e buscar indicações. Na internet também é possível encontrar muito conteúdo, vídeos no youtube, opiniões na página da escola e em grupos de facebook.
Localização
Estar bem localizado normalmente é uma das vantagens que no dia a dia faz diferença, já que a facilidade em acessar sua escola irá te ajudar a otimizar tempo e até mesmo economizar.
Estrutura
Aqui você precisa entender o que é bom para você! Alguns estudantes não veem necessidade de estar dentro de uma boa estrutura, outros tem esse como um item muito importante, uma vez que passará muitas horas do seu intercâmbio dentro da escola, especialmente se for um intercâmbio de longa duração. Possuir salas espaçosas, tecnologia disponível para uso, biblioteca, refeitório ou cantina, entenda o que é necessário para o seu aproveitamento.
Opções de cursos
Busque informações sobre os níveis disponíveis na escola, no caso da necessidade de precisar retroagir ou até onde você consegue evoluir. Se você já possui conhecimento avançado do idioma, cheque se existem opções de cursos de business e preparatórios.
Certificações
A qualidade de ensino com certeza é o item mais importante, por isso, certifique-se que é uma escola aprovada pelo governo e quais certificações são exigidas no país escolhido para que ela mantenha-se funcionando e possa oferecer o visto desejado.
É importante também lembrar que quanto melhor a escola for, maior será a necessidade do investimento, por isso, avalie os pontos importantes e os seus valores disponíveis no momento ou a necessidade de adiar um pouco mais o seu projeto ou buscar outras formas de pagamento para garantir uma boa experiência.